Propriedades do Juba de Leão

Saiba tudo sobre o cogumelo Juba de Leão que tem propriedades bioativas poderosas que atuam no cérebro, intestinos e coração.

Quais são os benefícios do Juba de Leão?

Os Cogumelos Juba de Leão têm propriedades bioativas poderosas com diversos benefícios e efeitos no organismo humano, agindo no cérebro, intestinos e coração.

Um dos aspectos mais importantes do Juba de Leão é que ele aumenta significativamente os níveis de fator de crescimento nervoso (NGF), um tipo específico de proteína cerebral que desempenha um papel essencial na plasticidade cerebral, aprendizagem e memória.


Os níveis elevados de NGF estão associados à saúde cerebral ideal, função e resiliência. A NGF protege os neurônios existentes e também é a chave para a Neurogênese, ou a regeneração de conexões neurais causadas pela idade, lesões ou doenças.

Nome: Juba-de-Leão ALT: Juba de Leão


O Cogumelo Juba de Leão também demonstrou propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias significativas, ambas as quais aumentam a sua capacidade neuroprotetora. É também um nootrópico natural único e excepcionalmente promissor que tem sido comprovado para melhorar a saúde do cérebro, melhorar a cognição e proteger o cérebro contra lesões, doenças e os efeitos do envelhecimento.


Embora não tenha os efeitos imediatos de nootrópicos sintéticos modernos, pode ser um suplemento altamente benéfico que merece um olhar atento de quem quer melhorias reais, duradouras, na memória e na função geral do cérebro.



Lista: Principais propriedades do Juba de Leão

  • Melhora a função cerebral

  • Efeito anticancerígena

  • Melhora da saúde do coração e do sistema circulatório

  • Melhora da saúde digestiva

  • Reduz Inflamação

  • Atua como um poderoso antioxidante

  • Melhorar a saúde mental e o bem-estar geral

  • Melhora a função imunológica

  • Pode ajudar a controlar o diabetes

Valores nutricionais do Juba de Leão.

Este cogumelo tem muito poucas calorias (menos de 50 kcal por cada 100g), e tem grande parte do valor diário recomendado de selénio, potássio e vitamina D.

Além disso, tem polyphenoles, substâncias que ajudam a combater o estresse oxidativo nas células. Este componente tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Na cozinha, o que combina com o Juba de Leão?

Este cogumelo tem uma textura agradável no paladar e um sabor ligeiramente parecido ao do marisco.

A forma mais comum de cozinhar o Juba de Leão é fatiado e salteado com outros legumes, em sopas, ou sozinho (a prancha, panados).

Das receitas mais simples e saborosas, basta com um pouco de manteiga numa frigideira, um pouco de alho, e torrar pelos dois lados, até ficar dourado. Temperar com sal grosso e comer como guarnição ou em torradas.



Curiosidades do Juba de Leão:

Seu nome em Latim é ricium erinaceus e comumente é conhecido como pompom branco.

Tem grandes propriedades que ajudam a melhorar as diferentes funções cerebrais. Por esse motivo, muitas pessoas conhecem o cogumelo Juba de Leão como o cogumelo da “inteligência”.

A sua capacidade para melhorar o nível cognitivo destaca-se porque o Juba de Leão estimula a síntese e regula o desenvolvimento de mielina, que ajuda a protecção das conexões nervosas, numa taxa consideravelmente mais rápida.

Tem propriedades anti depressivas e anti stress, e também ajuda as pessoas que sofrem de ansiedade.

Estudos clínicos evidenciaram que o Juba de Leão tem possibilidades para ser parte de tratamentos contra a Esclerose Múltipla e Alzheimer.

Nome: Juba-de-Leão ALT: Juba de Leão


Como cultivar ou comprar Juba de Leão:

Na Shimejito somos uma empresa altamente especializada na produção, venda e distribuição de cogumelos. Graças aos nossos serviços, podes:


Comprar Juba de Leão: se moras em Lisboa, Porto (Portugal) ou X, X, X, (Brasil) estás perto de nós. Mesmo se ainda não temos produção comercial do cogumelo Juba de Leão, estamos trabalhando num projeto junto a Universidade de Ciências de Lisboa e teremos cogumelos disponíveis para a compra brevemente. Assegure já a sua compra se inscrevendo na pré venda dos cogumelos aqui.

Produzir Juba de Leão: se tens interesse em começar a produzir os seus próprios cogumelos, com a Shimejito já é possível. Podes encontrar mais informações sobre a produção de cogumelos aqui.

Considerações finais:

O Juba de Leão é um cogumelo saboroso que comporta grandes propriedades nutricionais e poucas calorias.

Antiinflamatório, anticancerígeno, antioxidante, ajuda a função cerebral, imunitária e anímica. Nós da Shimejito recomendamos o consumo de Juba de Leão em refogados, sopas e guarnições várias vezes por semana para poder desfrutar dos seus benefícios.

Artigo redigido por Adriel Oliveira

O Adriel é nosso fundador e orientador da comunidade Shimenauta