Bem vind@ - Shimenauta

Como produzir cogumelos?

Quais são os benefícios dos cogumelos?

Oi, viu que interessante?

Esse já e o primeiro ponto para quem esta lendo além da programação do SEO. ( o texto aqui não tem nada a ver com o titulo e sim com a página. lol)


Eu sou o Adriel e essa obra prima contida logo mais passa a ser minha carta de boas vindas para você.

Não sei por que se interessou por cogumelos, mas teve algum motivo para vir ler essa carta.

A primeira lição brevemente abordada foi a construção de como a disposição de títulos, subtítulos e meta descrição vai ajudar a criar uma linearidade de raciocínio de leitura mais agradável a quem faz uma busca no google.


Porque isso? Porque tecnologia da informação se trata disso, no universo da comunicação digital. Voce esta aqui a traves de um site, correto? para isso ser possível existe toda uma cadeia de produção e de valor que a maior parte das pessoas não enxerga.

O cristal do seu lcd, o litio da bateria, o cobre dos fios, os geradores de eletricidade, as pessoas que se acotovelam nos ônibus para poder chegar na hora no escritório, já ficou cansativo, né? Por isso acreditamos que precisamos de uma revolução.

Primeiro: as pessoas pararam de ler e acham que cogumelos nascem nas paredes, simplesmente. Segundo, estamos vivendo o antropoceno que além das catástrofes ambientais chega em um momento de completa quebra de paradigma social e econômica.


Milhões de pessoas perderam seus empregos e vão continuar perdendo, gente de 40 a 50 anos de idade que se não for por programas de acesso digital, vão ficar em uma situação de abandono em suas velhices, com seu dinheiro corroído pela inflação, e com uma classe produtiva mais jovem que já não tera os mesmos postos de trabalho. Isso e algo claro pra você?


Se sim, Ótimo, vamos trabalhar. Se não, leia nosso livro biolitical, disponível na pagina revolução.


Sem mais delongas e em latim, minha carta, meu convite:


Temos um trabalho coletivo pela frente.

Olá, faz um tempo que nós não falamos. Tudo em paz com você?


Aqui é o Adriel, a pessoa que provavelmente você ouviu falar ou melhor ainda, me conheceu, em algum dos últimos 4 anos. Se você estiver com uns minutos, tenho um presente pra você no final desta carta-convite.


Se não, pode ler depois que o presente vai continuar lá no final, minha proposta está mais para a pílula vermelha ou azul.


Em 2020, após três anos de envolvimento profundo com os cogumelos, resolvi fazer um experimento para saber sobre a condutividade dos micélios.


E foi bem curioso, como tudo se desenvolveu desde então, primeiro descobri que é possível extrair 0.9v de corrente contínua de eletricidade de alguns micélios. Depois, a durabilidade dessa produção elétrica ainda não atingiu um limite, mas tudo indica em nossa pesquisa que enquanto o micélio está vivo, vai produzir energia.


Interessante né?


Mas preciso dizer uma coisa e é por isso que esta mensagem é especial e está na página de boas vindas da nossa nova loja, para sempre que quiser lembrar porque escolheu ser um Shimenauta.


Vamos sair um pouco do "business" e conversar no modo pessoa?


Como Shimenauta, prestamos um compromisso com a vida, com a tese que nos norteia na tese colaborativa biolitical, disponível no nosso novo inigualável site.


Aqui praticamos o “Don't follow the leader!” e queremos demonstrar para todos porque isso é relevante.


No mundo cheio de tecnologia, o esquisito é não ter opinião, o mundo está cheio de líderes e olha no que deu. Para nós, Democracia e direitos humanos não precisam de líderes, precisam de consciência crítica.


Lembra que sou anarquista, né?


Estou desenvolvendo um projeto de liberdade com os shimenautas, a comunidade com boas ideias fica mais forte, os membros ensinam o que aprendemos aqui e crescemos como cogumelos, sem pressa, sem agonia, evitando alguns males modernos como a ansiedade ou a cobrança excessiva, aproveitando a viagem, afinal, vamos todos morrer e aqueles que nos impõe a realidade triste de hoje em dia esquecem disso, nós não.


Dessa forma, se a plataforma do século XXI é o neoliberalismo no mundo dito, ocidental, então que seja: vamos jogar sempre dentro das regras e ser honestos que os autocratas odeiam isso.



Achou revolucionário?

Não viu nada. Que tal eletricidade gratuita e revistas em quadrinhos que alimentam? tem tudo isso por aqui.


Convido você a juntar mais pessoas com senso crítico que também têm boas contribuições ao movimento do micélio, contribuir em nosso blog, aprender a produzir cogumelos, baterias de cogumelos, criar sua própria mushroom farm, montar o seu hub e isso é só o começo. Você já viu fungos fantásticos né? Se não, recomendo. Está na Netflix. Mas olha a playlist do nosso YouTube que tem um mini doc especial que fizemos pra te dar boas vindas.


Por isso, a jornada que me trouxe até aqui só tem sido possível com a sua participação, dos seguidores das minhas redes, clientes e especialmente do time de shimenautas que diariamente está comigo pensando e criando valor nesse universo fantástico dos cogumelos.


A nossa comunidade é um fluido social, desenvolvida ao sintetizar o comportamento observado dos fungos e também na natureza. Cooperar é o que faz sucesso.


Mas como os fungos não criam lideranças, partidos, ficções sociais de manutenção de desigualdade fica muito mais fácil ser o maior organismo vivo do planeta.


Meu ponto é que nós fomos muito bem sucedidos, enquanto regidos apenas pelas forças da natureza, convivendo de forma mutualista, isso inclui a nós mesmos, humanos de todos os continentes. Mas quando a interface "sociedade complexa" chegou… deu problema.


De forma simplista, achamos que é muito ego e muito acesso a poder material. Mas é tópico para uma conversa depois.


E tenho que dizer de todos os continentes, infelizmente,porque há muita imbecilidade que ainda quer nos dividir por raças. Isso é estúpido. Já temos trabalho demais para nós nos reintegrarnos à natureza de forma rápida antes que ela nos reintegre à força.


Assim como é estúpido ter exércitos militares no século XXI, pois eles são uma ferramenta histórica de defesa do território, eu pergunto: defender contra quem? Um alien?


O território onde só uma espécie está acontecendo é o planeta todo se não perceberam. Deveríamos ter soldados lutando juntos pelo clima, não acha? Eu acho.


Acredito inclusive que se houver uma invasão alienígena, é melhor nos prepararmos juntos porque um país, um império, um reino só nunca foi bem sucedido em controlar a vida das pessoas.


Isso é historicamente comprovado e nem adianta tentar refutar, ou Roma ainda existe? A Pérsia está ali, o Egito tem faraós e os americanos vao salvar o mundo igual nos filmes… hahahaha… vamos ser francos, países não existem, eles são uma convenção social moderna.

Território, cidades, cultura, diversidade, línguas, amor sim existem e existem no mundo todo. Logo, o meu amor ou minha dor não sao maiores ou menores que o seu, somos o mesmo bicho, lembra? Que tal parar de doer pra todo mundo e sobrar mais amor, mais comida, literalmente mais luz de forma irrestrita e acessível?


Para nós da Shimejito, o Estado representa uma autoridade de consenso e necessária, os impostos tem que ser pagos, a justiça tem que ser verdadeira, o dinheiro e a propriedade são uma recompensa, não o objetivo, precisamos dos exércitos do Estado onde só faz sentido se defender os nossos direitos humanos, garantidos em 1948.

Mas parte da sociedade parece que faz questão de esquecer o que os mais antigos literalmente deram a vida para conquistar.


Proposta simples: e se os orçamentos do óleo, guerra e mídia fossem redirecionados por 10 anos para a recuperação climática?


Consegue imaginar porque é importante estar engajado? O dinheiro está aí, mas alimentando sistemas destrutivos.


Nós shimenautas pertencemos a todas as cores e a todas as culturas, assim como os fungos, faz sentido ser parte do todo, empoderar-se e nutrir-se do trabalho de milhões de células.


Pensamos a humanidade como uma força da natureza que tem o potencial de fazer o sentimento de vida na terra ir para outras galáxias. Mas observamos que essa mesma força da natureza se isola e cresce como um câncer em nosso planeta, ao ponto do Antropoceno ser uma realidade.


Tempos extremos precisam de medidas extremas? Eu acho que não. E você? Isso é egocêntrico demais e não tem ninguém no planeta tentando nos matar além de nós mesmos. Pra mim isso é muito trauma que uma boa terapia psicodélica pode resolver em poucas sessões.


Vamos falar sobre isso também? Com seriedade e sem preconceito? Você não tem ideia como fica chato sempre ter a mesma "piada" dos cogumelos mágicos. Ainda bem que paciência é uma característica saudável do lado de cá.


Por isso, neste agosto você está recebendo um convite pra se aproximar de verdade de nós e também trazer mais amigos, conhecer nossa revolução, aprender a produzir micélios mais que psicodélicos, trabalhar conosco, se engajar de verdade e partilhar essa vontade de fazer alguma coisa e ser pago pra isso.


Que tal olhar o horizonte com um pouco mais de psicodelia? Um pouco mais de confiança, com total liberdade?


Esse foi um texto mais longo do que o normal, mas não é nada comparado ao tempo diario que voce passa se desinformando sem querer nas redes sociais. O presente pelo tempo dedicado, relembro, e a pílula vermelha ou azul. Mas continue por aqui, eu vou falar mais com você. E se quiser falar de volta, marcar uma chamada pra gente tomar um café de cogumelos juntos e partilhar da angústia da realidade com um pouco mais de prazer pela vida, sou um Shimenauta, assim como você.


Sabe onde é a nossa sala de encontro? Apresento com orgulho um projeto que só poderia ter sido feito pelas mãos de muitos shimenautas: o novo site e nossa nova casa também:


Tenho que dizer que a Universidade Nova SBE de Carcavelos é o ambiente mais nutritivo para pessoas que têm o seu espírito, que gostam de inovação, gente sorrindo e trabalhando com afinco. A materialização do sentimento de ser possível.


Inclusive por isso, escolhemos Carcavelos para ter nosso primeiro Hub, onde democratizam os nossos serviços, produtos e conhecimento em comunhão com a comunidade, aproveitando as produções locais que utilizarem nosso aditivo Viriato pra dar aquele mushroom power nas produções biológicas nas cidades comprometidas com a ação climática responsável.


E se você não puder ir no hub, o Giovanni e a Priyanka e todo o grupo coordenado pela Lucía e Rafael fizeram um site lindo comigo, pra que você se sinta em casa. Aprenda a criar sua página e vender sua arte, serviço, startup e com apenas quatro botões, adquira a sua liberdade de trabalho global, hoje mesmo.


O site lindo foi possível porque fizemos no Google sites e entregamos o mesmo poder de processamento e segurança pros nossos shimenautas, que damos aos nossos farmers e clientes desde a área de login, e-mail até o seu drive exclusivo.


Então, prepara a xícara de café, vai até o my room na sua área de Shimenauta e marca um bate papo comigo e com toda a equipe se você quiser se integrar mais, ser cliente ou trabalhar com a gente. Tem cogumelo pra todo mundo.


Um abraço e bem vindo ao renascimento psicodélico.


Adriel Oliveira - Shimenauta


Escrita em 12 de agosto de 2022



A responsabilidade nas relações, o nosso futuro.


Queremos clientes revolucionários, que sabem do poder econômico coletivo, podemos optar por alternativas realmente sustentáveis, sem greenwashing. Sabemos também que a transição pode ser alcançada com a educação, quem esta lendo aqui, tem o privilegio de em 2022 não estar passando fome.

A hegemonia da comunicação digital perturba a informação do que esta acontecendo em tempo real no mundo, e vamos ser honestos, o horizonte na frente de um ecrã de telemóvel e limitado demais.

Voce chega num momento critico para a sociedade. Tem noção disso? Um sorriso no rosto para passar por esse caminho ajuda bastante. E se eu contar que esse cenário de caos só e possível se a gente não se preparar? Se a gente acreditar que temos que manter certos sistemas que faziam sentido no passado, mas agora não fazem mais? Fica mais leve?

Então, boas vindas, o renascimento psicodélico passa também por aqui. Vem conhecer todos os lugares desse site e aprender inclusive como fazer pilhas de cogumelos. Magico né?


Nao vivemos sem luz, como os cogumelos entao, passa ali na nossa lojinha colaborativa e compre nossa arte, nossa ciência e nossos serviços.


Um abraco, ah e se gostou ou não gostou, criamos uma área que você pode marcar uma reunião comigo e com outros shimenautas, fica no My Room, na pagina Shimenautas.


Artigo redigido por Adriel Oliveira

O Adriel é nosso fundador e orientador da comunidade Shimenauta

Our First Mushroom Battery