Blog Shimejito

Processo de produção Shimejito

Da Terra para a terra

Cogumelos

Muitas pessoas perguntam “Como é que os vossos cogumelos crescem em potes?" O processo Shimejito é muito simples de perceber.

Vivemos numa época em que os incêndios são uma das principais catástrofes ambientais em todo o mundo. Em Portugal, para contornar esta tendência, existem vários tipos de prevenção. A limpeza das florestas é essencial e é aqui que a Shimejito entra. Através dela, conseguimos obter insumos, que são a base do nosso substrato, por ser uma zona com vegetação mediterrânea original (Alcaide), possuem características muito importantes para o nosso processo.
Quando esses insumos chegam à nossa BioFábrica, arregaçamos as mangas e é hora de começar.

Com a fórmula Shimejito do nosso lado, damos início à mistura dos insumos e dos outros componentes. Após o substrato estar pronto, enchemos os potes reutilizáveis (polipropileno) com cerca de 700g cada um, fazendo posteriormente uma abertura para a inoculação.

Passamos então para a esterilização. É um dos processos mais essenciais na produção, pois sem a esterilização o micélio não consegue adaptar-se ao substrato, podendo não se desenvolver ou até contaminar-se. Após uma esterilização de cerca de 12h, os potes são colocados a arrefecer na nossa sala de arrefecimento esterilizada, ficando prontos para a inoculação.
Quando se inicia este processo na sala de inoculação (sala mais esterilizada da BioFábrica), são considerados todos os cuidados. Luvas, toucas, máscaras e cobre sapatos, a fim de não contaminar o micélio.
O próximo passo é levá-los para a sala de incubação, sítio onde se fazem verificações semanais do seu crescimento, sendo assim é mais fácil identificar possíveis contaminações. Após o período de incubação, são transportados por funcionários da Shimejito para as Urban Farms e é aqui que a magia acontece. Mesmo estando longe das Urban Farms, conseguimos monitorizar o seu crescimento e a humidade e temperatura no espaço. Ao fim de aproximadamente uma semana estão prontos para a colheita e respectiva distribuição, garantindo um produto fresco e biológico.

A última etapa é a devolução à Terra.

Após a colheita, os potes voltam para a BioFábrica, retiramos o substrato já miceliado, originando assim o nosso Aditivo Viriato. Um produto que, para quem procura regeneração dos solos, assume um papel importante na restauração ecológica, preservação e consequentemente, na manutenção. Por isso, desenvolvemos duas soluções ideais para entusiastas de cultivo de plantas domésticas, de cultivo indoor ou ainda pequenos pomares e hortas.


Como podem ver o nosso processo é bastante simples e todos os cuidados são levados em consideração de forma a oferecer o melhor produto aos nossos consumidores.

Por: Lúcio Correia
2021-04-26

Visite-nos no Youtube

Conheça melhor a nossa comunidade.

Scroll Top

TOP