Blog Shimejito

Biolitical - Capítulo 5

Dualidade Filosófica na economia

Livro Biolitical

ADAM SMITH E A MÃO INVISIVEL
Algumas pessoas insistem que há alguns mistérios sobrenaturais agindo na vontade dos indivíduos, consequentemente da sociedade e obviamente nas relações entre seus atores.
Honestamente falando acredito que o “Mercado” já é velho o suficiente para que apliquemos conceitos já ultrapassados pela ciência como “mãos invisíveis”, ou ainda o simples egoísmo dos indivíduos como seus motores. Existem na economia, como em qualquer área da ciência, fenómenos observáveis e relações complexas de causa e efeito.
Quero tomar o exemplo de hoje dia ou seja, o preço de compra e de venda do Real brasileiro em relação ao Euro ultrapassa seis unidades para uma.
Eu até concordo com parte do liberalismo defendido pelo filósofo Adam Smith em seu livro “A Riqueza das Nações”, em que nós indivíduos temos que ser livres para promovermos o nosso sucesso, mas sou radicalmente contra a ideia da falta de regulamentação absoluta e irrestrita. Por um simples motivo: não funciona.
Toda a vez que deixamos a tal “mão invisível” operar, observamos que de invisível ela não tem nada. Corrupção, fraude, exploração, mortes e escravidão, são apenas alguns dos problemas gerados quando há um monopólio de poder em um nicho de indivíduos, seja ele económico, social, político ou tecnológico, duvida?
Inglaterra século XVIII, melhor tecnologia bélica na marinha, monopolizou os mares, a economia, a política e criou o maior império da história da humanidade.
Criou as guerras de independência, as guerras civis pós independência, guerra do ópio, pavimentou o capitalismo moderno e a indústria moderna, escravizou crianças, matou mulheres e fortaleceu o machismo. Rockfeller século XIX/ XX, melhor tecnologia de exploração e distribuição de petróleo, monopolizou a economia, a indústria química, a indústria automotiva, criou um império financeiro tão grande que já em sua época ultrapassava a riqueza de países inteiros. Criou as guerras pelo petróleo, inclusive, um mercado de terrorismo por uma commodity. Proporcionando o início do que hoje chamamos de antropoceno e todos os desequilíbrios associados a exploração de petróleo e seus derivados.

Bancos modernos séculos XX e XXI, melhor tecnologia de criação de dinheiro. Como? Simples, as melhores mentes das melhores universidades não vão trabalhar em ciências, medicina, filosofia. Os bancos criaram as melhores condições de associar as regras de legislação vigentes para captar e criar dinheiro, literalmente sem nenhum compromisso com a sociedade.

Hoje os grandes grupos investidores financeiros escolhem nossos governantes, os países que devem ser lideranças, e as indústrias que vão receber ou não investimentos. É um grande monopólio que controla toda a produção de riqueza do planeta.
Gigantes da telecomunicação século XXI, melhor tecnologia de geração de dados. Quem você acha que tem mais poder? O Google, os bancos, seu governo ou o maior empresário da sua cidade? Como verificado todo monopólio concentra poder, consequentemente para se manter no poder precisa sufocar seus concorrentes, infelizmente às vezes isso vai além da mão invisível e ela pode se materializar puxando um gatilho para manter tal propósito.

Para continuar a ler o livro, faça o download.

Por: Adriel Oliveira
2021-05-05

Visite-nos no Youtube

Conheça melhor a nossa comunidade.

Scroll Top

TOP