Qual o principal foco de uma BioFábrica Shimejito?

O foco da BioFábrica prende-se com a produção de micélio. Este substrato miceliado é o coração de todas as nossas Urban Farms e é um produto que, após a sua utilização para o desenvolvimento e crescimento dos cogumelos nele inoculados, é revendido a praticantes de agricultura biológica, existindo uma cíclica utilização deste recurso, o que o torna o produto mais valioso no nosso negócio.
Saiba mais sobre o Aditivo Viriato aqui.

O novo processo para produção de cogumelos

O processo Shimejito é muito simples e criado a pensar no ambiente.

1. Começamos por fazer o substrato com a nossa fórmula Shimejito, que tem como base insumos oriundos da floresta do Alcaide.
2. Feito o substrato, colocamo-lo dentro dos potes de polipropileno reutilizáveis.
3. Passamos então para a esterilização. É um dos processos mais essenciais na produção, pois sem ela o micélio não consegue adaptar-se ao substrato, podendo não se desenvolver ou até contaminar-se. Após a esterilização, os potes são colocados a arrefecer numa sala esterilizada, ficando prontos para a inoculação.
4. Segue-se a inoculação. Neste processo (feito na sala mais esterilizada na fábrica), são considerados todos os cuidados. Luvas, toucas, máscaras e cobre sapatos, de forma a não contaminar o micélio.
Com este processo, podemos produzir até 25 espécies de fungos.

Processo Shimejito - Substrato
Processo Shimejito - Potes
Processo Shimejito - Esterilização
Processo Shimejito - Inoculação

Descrição do espaço

Cada BioFábrica é orientada para o futuro, evitando o desperdício e reduzindo o uso extra de recursos para objetivos globais da agricultura. O uso de micélio no nosso Aditivo Viriato permite que 90% da agricutura cresça mais rápido e sem custos adicionais.
O nosso modelo de economia circular, oferece uma nova forma de parceria cooperativa. Serve para trazer empresas locais a uma cadeia de processos de negócios interconectados

Todo o processo é gerido num espaço pequeno, cerca de 600m2 (aprox. 1968.5 sf) e pela Shimejito. O modelo da planta da BioFábrica é replicável, escalável, garantindo assim a possibilidade de crescimento futuro.

Empregabilidade de uma BioFábrica

Você também pode ser um motor de uma economia sustentável, através das nossas BioFábricas! Uma BioFábrica tem capacidade de alimentar até 10 Urban Farms e, considerando que cada Urban Farm faculta 2 postos de trabalho, será o impulsionador da sua região ao produzir substrato suficiente para empregar 20 pessoas, tudo num espaço de 600m2 (aprox. 1968.5 sf).

Como está o mercado atualmente?

O mercado de produção e venda de cogumelos está em constante crescimento, bem como o mercado da agricultura biológica. Não falamos apenas de cogumelos, falamos também de tratamento e recuperação de solos, um mercado com um crescimento ainda maior ano após ano, sendo a Europa um dos maiores catalisadores.
Durante a pandemia, os preços de mercado não sofreram alterações e o mercado manteve-se em evolução.

Valor

O valor de uma BioFábrica Shimejito é de 600.000€ com opções de financiamento facultadas pela Shimejito.
Relembramos que poderá suportar até 10 Urban Farms, num espaço de aproximadamente 600m2, assim como garante um retorno anual 8% do seu investimento.
Agende um contacto connosco sem compromisso e fique a saber mais.

Quer saber mais?

Agende um contacto connosco aqui.

Visite a nossa loja

Receba em casa cogumelos biológicos e frescos todas as semanas.

Scroll Top

TOP