Registe-se aqui e aproveite todas as vantagens Shimejito.
Registe-se aqui e aproveite todas as vantagens Shimejito.
Após a participação no Web Summit, na cidade de Lisboa, em 2018, a Shimejito procurou minimizar os riscos para com os seus investidores com o cenário brasileiro e estabeleceu a sua sede na cidade do Fundão, que, no ano de 2019, ganhou o prémio de Município mais inovador e Smart de Portugal.
Atualmente, este concelho faz parte de uma iniciativa do Governo Português de desenvolvimento urbano sustentável e adota o conceito de “Smart city” e, neste ponto, a discussão vai muito além da inovação e tecnologia. Este conceito é impactante a nível social, a nível de empregabilidade, a nível educacional, a nível de estilo e qualidade de vida, proporcionado oportunidades únicas de se juntarem outras comunidades, networking. O Fundão é um município atrativo que acolhe muitíssimo bem pessoas de todo o mundo e que procura minimizar preconceitos, conseguindo cativar todos aqueles que ambicionam ter uma vida de qualidade, além de conexão de ideias.
Por essa razão, a Shimejito está aqui presente com o intuito de criar postos de trabalho, gerando oportunidades de negócio e estimulando a emergência de novas necessidades na região, além de tentar incutir nos jovens o desejo de permanecer no interior do país.
E como se não bastassem todos estes factores determinantes, para estarmos sediados no Fundão, nesta região está localizada freguesia do Alcaide que é considerada património fúngico do país. A aldeia é rica em terra fértil, possui mais de 300 espécies de cogumelos e, por isso, realiza ainda, anualmente, o Míscaros - Festival do Cogumelo totalmente dedicado ao tema.
Por ter uma vegetação original mediterrânea, a Serra da Gardunha reúne, além de um clima perfeito, condições para cerca de 450 espécies de cogumelos brotarem do seu solo.
O Alcaide, aldeia do cogumelo, situa-se na encosta da Serra da Gardunha, proporcionando à comunidade uma cultura de colheita de cogumelos silvestres. Os cogumelos mais apreciados e procurados são os míscaros: o míscaro amarelo (tricholoma equestre) e o míscaro branco (tricholoma portetussum), o boleto (boletus edulis) e o frade (macrolepiota prossera), sendo possível a respetiva colheita para consumo próprio e diário.
A partir de novembro, com a chegada das chuvas, começam também a realizar-se os chamados passeios micológicos, orientados por especialistas, mas também por moradores desta pitoresca aldeia que detêm uma sabedoria enraizada.
Quem procura realizar este tipo de passeio campestre, onde pode aprender algumas noções básicas sobre a apanha, as propriedades e as principais características dos cogumelos, para além de desfrutar de umas horas bem passadas em plena natureza, pode disfrutar do mesmo, maioritariamente, durante o Míscaros – Festival do Cogumelo.
Com intuito de explorar o forte património fúngico do país com mais de 300 espécies, entre as quais se destacam os míscaros que nascem nas encostas da Serra da Gardunha, surgiu o Míscaros – Festival do Cogumelo. A organização deste evento é da Liga dos Amigos do Alcaide, da Câmara Municipal do Fundão e da Junta de Freguesia do Alcaide.
Acontecendo normalmente em novembro, na aldeia do Alcaide, no concelho do Fundão, os visitantes aproveitam os passeios micológicos e maravilham-se com a natureza envolvente da encosta da Gardunha, degustam diferentes formas da confeção de cogumelos e outras especialidades da região nas tasquinhas típicas especialmente preparadas na aldeia.
Para acompanhar estes sabores e aromas de Outono, é apresentado um conjunto de ações como exposições, workshops, mostras de cogumelos e animação. A segurança é sempre um ponto primordial no Festival Míscaros, existindo neste festival um controlo de qualidade e segurança alimentar realizada por uma entidade externa certificada, garantindo a qualidade dos produtos servidos a todos os visitantes deste certame.
Este é um evento único pois, sob o pretexto do lazer e da animação, procura evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a serra da Gardunha.
O StartUP Visa é um visto de residência para fundadores de startups não pertencentes à UE-Schenghen que desejam fazer parte de uma das comunidades de startups de desenvolvimento mais rápido da Europa .
O programa é executado pelo IAPMEI e envolve a Rede Nacional de Incubadoras em todo o território Português, o que garante que o nossos negócio se constitua junto a uma comunidade de empresários já hackeados no ecossistema e familiarizados com todas as idiossincrasias dos mercados português e europeu.
Após a participação no Web Summit na cidade de Lisboa, em 2018, a Shimejito procurou minimizar os riscos para com os seus investidores. Tendo em conta o cenário brasileiro, optou por estabelecer a sua sede na cidade do Fundão, que, no ano de 2019, ganhou o prémio de Município mais inovador e Smart de Portugal.
Com intuito de explorar o forte património fúngico do país com mais de 300 espécies, entre as quais se destacam os míscaros que nascem nas encostas da Serra da Gardunha, surgiu o Míscaros – Festival do Cogumelo. A organização deste evento é da Liga dos Amigos do Alcaide, da Câmara Municipal do Fundão e da Junta de Freguesia do Alcaide.
TOP